Para aceder ao serviço de correio electrónico da Galaia-CSI, o programa que utiliza para descarregar o correio (doravante chamado "cliente") necessita ter suporte para encriptação SSL. Exemplos de clientes com suporte para SSL são o Eudora Pro, o Netscape Mail, Mozilla Mail Client e Microsoft Outlook.

Segue-se um exemplo de configuração do Microsoft Outlook.

1 Uma boa forma de distinguir o seu correio da Galaia do que recebe de outros servidores é definir uma nova identidade. Para isso, escolha no menu: "Ficheiro / Identidades/ Adicionar nova identidade..."

Se não pretender definir uma nova identidade, escolha no menu: "Ferramentas / Contas / Correio / Adicionar / Correio..." e prossiga para o passo 4.

2 Escreva o seu nome (apenas para o distinguir de outros endereços de E-mail que utilize) e clique em "OK".
3 O programa perguntar-lhe-á se deseja mudar para o seu nome agora... responda "Sim" para continuar a configuração.
4 Escreva o seu nome (ou o nome que pretende que apareça no campo "From:" das mensagens que enviar) e clique em "Seguinte >".
5 Escolha a primeira opção ("Já tenho um endereço de coreio electrónico que pretendo utilizar") e introduza o username que lhe foi atribuido pela Galaia, seguido de "@galaia.pt". Clique em "Seguinte >" para continuar.

Nota: No caso do serviço da Galaia incluir um nome de domínio, o seu endereço será da forma "meu.nome@meu.dominio".

6 O servidor de correio a receber é um servidor "IMAP". Nos dois campos seguintes introduza "www.galaia.pt". Clique em "Seguinte >" para continuar.
7 Em "Nome da conta" introduza o username que lhe foi atribuido pela Galaia. Em "Palavra-passe" introduza a password referente ao seu username. Para facilidade de utilização pode seleccionar a opção "Memorizar palavra-passe". Clique mais uma vez em "Seguinte >" para continuar.
8 Clique em "Concluir" para guardar as definições. Atenção que a configuração ainda não está terminada!
9 À pergunta se deseja ver uma lista das pastas disponíveis, responda "Não".
10 Vamos agora prosseguir com a configuração. No menu, escolha "Ferramentas / Contas..."
11 Na página relativa ao "Correio" assegure-se que "www.galaia.pt" está seleccionado e clique em "Propriedades".
12 No fundo da página "Servidores", em "Servidor de correio a enviar", seleccione a opção "O meu servidor requer autenticação". Não clique em "OK" ainda!
13 Na página "Avançadas", na secção referente ao número da porta do servidor do "Correio a receber (IMAP)", active a opção "Este servidor requer uma ligação segura (SSL)". Ao activá-la deverá aparecer o número 993.

Atenção: Devido a uma recente modificação operada por alguns ISPs nacionais, a porta do servidor do "Correio a enviar (SMTP) deve ser a 25. Clique em "OK".

14 O seu cliente de E-mail está finalmente configurado. À pergunta "Deseja actualizar a lista de pastas?" pode agora responder "Sim".
15 Receberá agora uma mensagem a alertar para um certificado de segurança "incorrecto". À pergunta "Deseja continuar a utilizar este servidor?" responda "Sim".

Pronto, pode agora utilizar o seu cliente de E-mail como habitualmente. Caso surja algum problema ou dúvida por favor contacte o Webmaster.